Definições

Nerd e Geek: Vamos começar com definições!

 

Atualmente, esses dois termos são muito conhecidos pela sociedade, mas o que cada um significa? E qual a diferença entre eles?

Chegou a hora de saber…Vamos lá!

Nerd

O termo ” Nerd” inicialmente foi concebido por Theodor Seuss, escritor, poeta e cartunista americano, em 1954,  como uma associação entre a lerdeza e a roupa listrada de azul e branco para pessoas magras. Basicamente, Nerd era a representação de um personagem cômico, quase sempre muito magro, e com problemas cognitivos para certos assuntos. A conotação da palavra Nerd foi quase sempre depreciativa, descrevendo, de forma estereotipada, pessoas que escolhem atividades mais intelectuais ao invés de atividades mais populares. Por esta paixão pelo conhecimento e pela tecnologia, o Nerd quase não participa de atividades em grupo, como esportes por exemplo, fato este que levou toda uma geração a chamar de nerd todos aqueles que não eram “populares”. O que sabemos que nos dias atuais não é assim! O termo tem se tornado cada vez mais positivo com o passar do tempo, praticamente todo o mundo tem pelo menos uma característica dos considerados “nerds“.

Entre as características do nerd estão interesse extremo e as vezes obsessivo por livros e estudos, introversão e dificuldade de interação social e muitas habilidades super desenvolvidas devido ao gosto por jogos digitais e de mesa, principalmente o RPG, filmes, séries , programação, informática em geral e muitas vezes matemática e física .

Geek

O primeiro registro que se tem da palavra “Geek” data de 1876, como sinônimo de fool (inglês para: bobo) e por volta de 1900 passou a ser utilizada para identificar artistas ambulantes, que praticavam performances “duvidosas” nas ruas ou mafuás. Entre estas performances, estava o ato de comer insetos (em inglês: bugs), dando margem assim para uma analogia criada no início da era digital, chamando de computer geeks aqueles que trabalhavam com computadores e ganhavam o pão de cada dia “comendo bugs de computador”.

Foi só quando a tecnologia passou a ser mais notada e considerada como modo de libertação dos padrões que o termo, assim como o termo nerd, ganhou contornos positivos. Em 1990, o Livro Hacker’s Dictionary, na época ainda apenas um glossário chamado Jargon File, mantido pelo MIT-AI, definiu os Geeks como: “Pessoas que escolheram a concentração ao invés da conformidade; aqueles que buscam um objetivo e não concordam com a adequação social padronizada. Neofilistas (pessoas que sofrem de atração pelo novo, pela novidade) de carteirinha, e são também adeptos do computador.

Os traços do Geek são muito centrados, possui interesses e um estilo de vida bem específico e geralmente tornam-se especialistas naquilo que gostam. Mas nem tudo são flores, alguns Geeks podem ser pretensiosos e “encher o saco” com seu “conhecimento supremo”.

Os gostos pessoais são a tecnologia, principalmente se for nova tecnologia, gadgets, jogos eletrônicos e de tabuleiro , computação, códigos, hacks, idiomas e outros.

Fonte: http://www.supremaciageek.com.br/geek-x-nerd-qual-e-a-diferenca/

E agora, conseguiu se definir um Nerd? Será que um Geek? Ou até mesmo os dois?

Espero que tenham curtido as definições, logo serão postadas mais coisas sobre esses diferentes, mas bem próximos “mundos”.

“Vida Longa e Próspera” e “Que a força esteja com vocês” 😉 Kissus



 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s